12 de fev. de 2018

Os 100 livros essenciais da literatura brasileira!


Procurando livros da literatura brasileira, eu descobri que a revista BRAVO! publicou um ranking dos 100 livros essenciais da nossa literatura! Olha que máximo! E é óbvio que eu não poderia deixar de compartilhar essa ideia com vocês, não é mesmo? Esses 100 livros também podem facilmente servir para as pessoas que planejam fazer o famoso desafio literário "100 livros em um ano". 


BagagemO CortiçoLira dos Vinte AnosNoite na taverna e MacárioQuarupBrás, Bexiga e Barra FundaO Romance dViva VaiaEuÓpera dos mortosO UraguaiO TroncoA Escrava IsauraMorangos MofadosA Rosa do PovoClaro EnigmaOs EscravosEspumas FlutuantesRomanceiro da InconfidênciaMar Absoluto & Retrato NaturalA Paixão Segundo G.H.Laços de FamíliaPoesias CompletasO Vampiro de CuritibaO Pagador de PromessasOs RatosO Tempo e O Vento  -  Parte IOs SertõesO que É Isso, Companheiro?O Encontro MarcadoPoema SujoI-Juca Pirama e Os TimbirasCanaãVidas SecasSão BernardoObra Poética Completa - vol. IGrande Sertão: VeredasSagaranaGaláxiasA Obscena Senhora DZeroMalagueta, Perus e BacanaçoMorte e Vida SeverinaA Alma Encantadora das RuasHarmadaContos Gauchescos & Lendas do SulViva o Povo BrasileiroA MoreninhaGabriela, Cravo e CanelaTerras do Sem FimInvenção de OrfeuO Coronel e o LobisomemO GuaraniLucíolaOs cavalinhos de PlatiplantoFogo MortoO Triste Fim de Policarpo QuaresmaCrônica da casa assassinadaTodas as Histórias do Analista de BagéTremor de TerraAs MeninasSeminário dos RatosMemórias Póstumas de Brás CubasDom CasmurroMemórias de um sargento de milíciasLibertinagemEstrela da manhãGalvez, Imperador do AcreMacunaímaPauliceia DesvairadaO Homem e sua HoraNova Antologia PoéticaA Estrela SobeJuca MulatoHistória do mundo para as criançasAs metamorfosesVestido de NoivaA Vida Como Ela É...Poesias AvalovaraSerafim Ponte GrandeMemórias Sentimentais de João MiramarO Braço DireitoSermõesCatatauBaú de OssosA Navalha na CarneO QuinzeLavoura ArcaicaUm Copo de CóleraO Ateneu200 Crônicas EscolhidasA Coleira do CãoA Senhorita SimpsonFEBEAPÁMarilia de DirceuCartas ChilenasNova antologia poéticaInocênciaResultado de imagem para o ex magico murilo rubião


Se interessou por algum? Clique neles e o salve em seu skoob!

Related Articles

20 comentários:

  1. Quantos livros maravilhosos, li alguns deles no ensino médio, Luciola é o meu preferido! Eu sou até suspeita em falar, já que eu amo as obras de José de Alencar.

    ResponderExcluir
  2. Já li alguns, mais nem a metade! haahah Gosto de literatura, preciso ler mais!
    Meu blog: https://jadiziaoamor.blogspot.com.br/
    Estou seguindo seu blog :D

    ResponderExcluir
  3. Confesso que não sei se os livros da lista fazem meu estilo RSRrs O que já li foi "O triste fim de Policarpo Quaresma" que não gostei. E "Guarani" que gostei mas não amei.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Babi!
    Adorei a lista! Eu me foco tanto na literatura clássica inglesa que esqueço da nacional. Preciso começar a ler mais clássicos da literatura brasileira, mas nem sei por onde começar.. alguma dica?
    Beijos

    Versos e Notas

    ResponderExcluir
  5. Olá Babi, muito prazer =)
    Como a nossa literatura é rica e diversa. Já li muitos títulos, principalmente na minha época de Ensino Médio, mas ainda há vários títulos para acrescentar a lista. Li vários desses autores, mas não os títulos que estão na lista. Muitas palavras pra uma só de mim. Rs

    Um grande abraço.
    Kami - Um pouco clichê

    ResponderExcluir
  6. Já li alguns. Eu acho que todos deveriam ler os livros nacionais, porque são sensacionais meu, e pode até ser difícil alguns, mas deve-se levar em conta a época que foi escrita. Eu amo Machado de Assis ♥ Guardarei esse post para salvar os títulos hahaha
    Beijos,
    https://blogluanices.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Babi, eu li muitos desses livro na escola e a maioria na faculdade. Manuel Bandeira e Machado de Assis são meus preferidos!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Babi, me julgue. Mas nunca li nenhum desses livros. Que vergonha! xD
    Preciso mudar isso!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  9. Olá Babi
    Guria que post mais perfeito!
    Alguns li no Ensino Médio, outros na Faculdade, mas fiquei curiosa com muitos, querooooo demais ler Augusto dos Anjos e Ariano Suassuna.
    Dos que já li dois dos meus favoritos da vida são O Guarani e Morangos Mofados, simplesmente amoooooo!
    Amei o post e acho siiiiim que devemos valorizar nossa literatura.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Uau, que bacana essa lista.. já vi que tem muitos que nem conheço..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Babi,
    Bem difícil achar que já leu todos esses livros, hein?
    Eu mesma, acho que só li uns 3. HAAHHAHAHA No máximo!
    Beijo
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie,

    Não conhecia a revista, mas gostei do rank que eles criaram, tem várias dicas ótimas.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. De Literatura Clássica Brasileira, só li mesmo Dom Casmurro e Escrava Isaura... rs Eu não sabi que tinha tantos títulos assim... rs
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
  14. Olha,que lista bacana,já li alguns clássicos que estão ai,quero completar essa lista :D nossa literatura brasileira merece!!
    Muitos beijos e abraços 📖
    https://blogestrelado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Eu amei esse post com várias indicações muito boas. Certamente eu não conseguiria fazer esse desafio literário, Mas foi bom porque aí tem para todos os gostos ...amei.

    Bjim...
    ♡Blog
    ♡Instagram


    ResponderExcluir
  16. Suassuna e Veríssimo é vida!
    Boa parte dos livros citados são clássicos que entram em algum período artístico ou literário brasileiro, eu não conseguiria ler por exemplo, O Guarani, pois é um exagero característico do Romantismo e pra mim já não faz tanto sentido.. Porém, muitos dos livros citados nessa lista eu ainda pretendo ler <3
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
  17. Já li alguns desses e gostei muito (outros eu li obrigada na escola e não gostei, hahaha).
    Caramba, 100 livros em um ano ainda não é para mim, haha.
    Eu leio para caramba, mas o máximo até agora foram 86.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir