7 de fev de 2018

Juntando os Pedaços - Jennifer Niven [Resenha]


Resultado de imagem para JUNTANDO os pedaçosLivro: Juntando os Pedaços
Autor(a): Jennifer Niven
Páginas: 392
Editora: Seguinte






Jack tem prosopagnosia, uma doença que o impede de reconhecer o rosto das pessoas. Quando ele olha para alguém, vê os olhos, o nariz, a boca… mas não consegue juntar todas as peças do quebra-cabeça para gravar na memória. Então ele usa marcas identificadoras, como o cabelo, a cor da pele, o jeito de andar e de se vestir, para tentar distinguir seus amigos e familiares. Mas ninguém sabe disso — até o dia em que ele encontra a Libby. Libby é nova na escola. Ela passou os últimos anos em casa, juntando os pedaços do seu coração depois da morte de sua mãe. A garota finalmente se sente pronta para voltar à vida normal, mas logo nos primeiros dias de aula é alvo de uma brincadeira cruel por causa de seu peso e vai parar na diretoria. Junto com Jack. Aos poucos essa dupla improvável se aproxima e, juntos, eles aprendem a enxergar um ao outro como ninguém antes tinha feito.

Juntando os Pedaços é um livro diferente de tudo o que já li! E confesso que quando comecei a lê-lo, não esperava muito do livro. Porém, sua leitura acabou por se tornar totalmente fluída e sem muitos rodeios, assim, me cativando facilmente, desde da primeira página até a última!
Quero gritar: Estamos te vendo, Kendra! Você não pode se esconder das suas colegas! Mas quem se importa? Você é linda! Todas nós somos! Nosso corpo é maravilhoso e não deveríamos ter vergonha!
No começo do livro, podemos acompanhar a ansiedade de Libby em voltar para o colégio depois de cinco anos afastada, por razões de... Bem... Tempos atrás, Libby foi considerada a garota mais gorda dos Estados Unidos, e teve que ser retirada da própria casa com a ajuda de um guindaste! 

Depois de um tratamento especial e perder mais de 140 quilos, ela se sente preparada para reencarar os desafios da vida, principalmente do ensino médio. Tudo o que ela mais ansiou!

Do outro lado da história, Jack sofre de uma doença neurológica rara, chamada prosopagnosia. E essa doença o impede de reconhecer o rosto das pessoas, até mesmo o dele! Então ele usa marcas identificadoras, como o cabelo, a cor da pele, o jeito de andar e de se vestir, para tentar distinguir seus amigos e familiares. E para sustentar a faixada de que é um cara normal, perante aos amigos, Jack age como um babaca na maior parte do tempo, mesmo não sendo um completo babaca de verdade.
A verdade é que não sei o que significa ver o mundo como as outras pessoas veem. Talvez eu não me reconheça num espelho, e talvez não saiba dizer exatamente como sou, mas não sei se me conheceria como me conheço se não tivesse prosopagnosia.
Eu confesso que não sabia e nem tinha a mínima noção de como Jack e Libby se aproximariam, pois tenho que confessar que no começo, pareceu uma dupla bem improvável. O livro é intercalado entre o ponto de vista dos dois, porém, eles não poderiam viver em mundo mais diferentes: Um adolescente popular e uma adolescente vítima de bullying constante pelo seu peso. Porém, a Jennifer Niven conseguiu escrever um enredo fantástico para tal aproximação. E esse mesmo enredo está repleto de emoções, tanto para Jack, quanto para Libby. E juntos, os dois procuram a melhor forma de solucionar seus problemas ao longo do livro, se tornando companheiros um do outro, se enxergando de uma forma que ninguém mais havia feito.
Sei que está pensando: Se você odeia tanto isso, se é um fardo tão grande, emagreça, e seu problema estará resolvido. Mas estou confortável assim. Talvez eu perca mais peso. Talvez não. Mas o que as pessoas tem a ver com isso?
É um livro fofo e apaixonante, sendo totalmente impossível não recomendá-lo para alguém. O propósito do livro é espetacular, que visa passar uma mensagem linda para nós leitores. Eu super o recomendo!
Lembrem-se: Alguém gosta de você. Grande, pequeno, alto, baixo, bonito, comum, simpático, tímido. Não deixe ninguém dizer o dizer o contrário, nem você mesmo. Principalmente você mesmo.


Related Articles

11 comentários:

  1. Oi Babi!
    Como amo a escrita da Jennifer.Ela é de uma sutileza e de uma escrita tão linda que é impossível não se apaixonar.Ela trata temas pesados com uma delicadeza impressionante.Ela joga verdades na cara do leitor sem precisar ser dura.E esse livro é a prova disso.
    Gostei mais de Por Lugares Incríveis,mas gostei muito de Juntando Os Pedaços também,embora tenha achado o começo dele um pouco difícil kkkkkkkkkkk
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Babi
    Que amorzinho de livro, me lembra bastante Extraordinário, que nos mostra uma lição de vida muito linda, adorei a resenha viu!
    beijinhos ;* || Segredos Sinceros

    ResponderExcluir
  3. Oie
    Já faz um tempinho que eu tenho curiosidade em ler este livro, tem um enredo forte e parece ser emocionante.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii! Já ouvi falar desse livro um tempinho atrás, e desde então estou doida pra ler!

    Beijo!
    www.controversos.com

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da sua resenha :D

    https://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá babi tudo bem?
    Eu nunca li nada da Jennifer Niven, mas todos os livros dela que escuto comentários dizem que são incríveis, e esse parece realmente bom e lindo de ler!
    Amei conhecer seu blog, estou seguindo beijos <3

    estanteclassica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Confesso que não conhecia mas fiquei bastante curiosa.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  8. Bom dia! Tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas gostaria de ler algum dia.
    Te desejo um excelente carnaval.
    Volte sempre!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
  9. Oi Babi! Tudo bem? Eu gosto bastante desse livro e do outro da autora, ela conta histórias tristes e sensíveis, que sempre me deixam bem comovida. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Oi Babi, tudo bom ? Adorei sua resenha, o enredo me deixa bem curiosa e pretendo ler o livro esse ano.
    Beijos boa semana
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Quero tanto ler esse livro! Está na minha wishlist! =D

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir