8 de jan. de 2017

Mentirosos [Resenha]

Imagem relacionada
Livro: Mentirosos
Autor(a): E. Lockhart
Páginas: 272
Editora: Seguinte






Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano eles passam as férias de verão numa ilha particular. Cadence — neta primogênita e principal herdeira —, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos. Mas tudo desmorona durante o verão de seus quinze anos, quando Cadence sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.

Não se engane pela pouca quantidade de páginas e a sua sinopse que pouco diz. Mentirosos é uma obra emocionante que arrebata o leitor em suas últimas páginas, fazendo-o refletir até que ponto chegamos por culpa da ganância e como ela pode nos tirar tudo o que realmente importa e amamos de nossas vidas!

"Bem-vindo à bela família Sinclair. Ninguém é criminoso. Ninguém é viciado. Ninguém é um fracasso. Os Sinclair são atléticos, altos e lindos. Somos democratas tradicionais e ricos. Nosso sorriso é largo, temos queixo quadrado e sacamos forte no tênis. [...] Somos Sinclair. Ninguém é carente. Ninguém erra."

Durante os verões, a família Sinclair se reúnem na ilha da família para passarem a temporada juntos. Composto pelo patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos, os Sinclair são uma tradicional e aristocrática família Americana cujos todos são loiros, atléticos e se denominam perfeitos. Porém, atrás da faixada de família perfeita conseguimos perceber que na verdade eles são uma família devastada pelas mentiras, pelo preconceito e pela ganância que vão destruindo-os pouco a pouco.

A história é contada por Cadence, a neta primogênita e principal herdeira. Ela e seus primos Johnny, Mirren e Gat (amigo deles) são unidos desde crianças e sempre aguardam ansiosamente o verão para passarem as férias juntos. Os quatro foramam um grupo chamado de Mentirosos e denominam os seus verões de acordo com a sua idade na época, por exemplo: Verão dos oito quando eles tinham oito anos, verão dos nove, quando tinham nove anos e assim vai.

A ilha onde passam todo verão pertence ao avô, Harris Sinclair, pai de três filhas ambiciosas: Carrie, Bess e Penny que vivem disputando entre sí, envolvendo seus filhos mais velhos: Cadence, Johnny e Mirren em seus joguinhos sujos. Até que no verão dos quinze algo terrível acontece com Cadence e durante os dois anos posteriores ela ainda tenta se lembrar do que aconteceu. Da noite em que ela acordou sozinha, sem parte de suas roupas e de sua memória na praia da ilha da família.


"Eu era forte, mas agora sou fraca. Eu era bonita, mas agora pareço doente"

A introdução poética no decorrer do livro é incrível. A trama é muito bem escrito e surpreendentemente leve. E. Lockhart consegue desenvolver o enredo escondendo o grande segredo da história com maestria e no fim, acaba por nos deixar completamente sem chão.

A trama caminha na medida em que Cadance vai relembrando o verão dos quinze, e assim, permitindo que o leitor possa entrar no mundo particular da família Sinclair. No começo, a história vai se desenrolando através de outros verões, principalmente no verão dos oito, quando Gat (amigo de Cadance e seus primos) começa a ir para Beechwood (a ilha de seu avô) quando eles tinham oito anos. 

Dois anos depois do verão dos quinze, Cadence está traumatizada, perdida em fortes e horripilantes enxaquecas, e completamente angustiada com a falta de memória. Passado dois anos sem ver seus mentirosos, ela está animada para voltar a encontrá-los e vê o verão dos dezessete como a grande oportunidade para juntar o quebra cabeça daquela noite que a deixou tão conturbada.

Um ponto negativo na minha opinião, foi o fato de não ser possível se identificar com Cadence em nenhum momento no livro. Ela tem a sua própria história, a sua narrativa totalmente própria e sem igual. Assim, achei difícil ter algum afeto por ela ou até mesmo compreendê-la, principalmente quando ela se comporta de uma forma exagerada e paranôica. Mas isso não impediu a facilidade de acompanhar a narrativa por seu ponto de vista em momento algum, porém, pode ter tornado a leitura cansativa para algumas pessoas.

No começo, confesso que pensei que seria só mais um livro adolescente, mas não. Ele é bonito, cativante, poético e trágico. A autora conseguiu passar sua mensagem da forma mais comovente possível pela narrativa ser tão verdadeira e envolvente. Além disso, temos a descrição de belas e fortes amizades, que apesar do desentendimento e egoísmo de suas mães, não acaba por algo tão banal como a ambição.

Gostaria de parabenizar a escrita excelente de E. Lockhart, seu drama bem escrito e o desfecho arrebatador. Também gostei bastante de como a escrita se desenvolveu e a reflexão gerada por ela. Eu praticamente devorei o livro até a última página!

Recomendo!

Related Articles

34 comentários:

  1. Olá!
    Esse eu não conhecia, to adorando suas indicações.
    Estou seguindo o blog pra acompanhar de pertinho, ok?
    Será supeeer bem vinda no meu também!

    Um beijão!

    www.bybruni.com.br

    ResponderExcluir
  2. Parece muito bacana ♥
    fiquei curiosa !! >.<
    beijos
    http://www.tatycamposblog.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Eu já tinha visto o livro mas não tinha me chamado tanta atenção assim, agora percebo que quero lê=lo o mais depressa possível! Gostei muito da sua resenha e quero saber o que vai acontecer com Cadence e sua turma. Parece mesmo ser uma leitura leve e fluida do tipo que prende o leitor. Fiquei bem curiosa.
    Ah aproveito pra dizer também que estou seguindo seu blog como Camila Mondaini para acompanhar as próximas resenhas.
    beijinhos ♥

    https://leiturize-se.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que tenha gostado Camila, eu gosto muito das suas resenhas! Um beijo!

      Excluir
  4. Ainda não tinha visto este livro, parece ser muito interessante :D

    http://ayellowrain.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Babi. Primeiro devo dizer que você escreve muito bem, amei isso! Meu maior receio ao ler esse livro é não me sentir bem lendo a história. Tem alguns livros que a tensão me deixa meio com preguiça e eu fico com medo de continuar (loucura eu sei!). Mesmo assim, adoraria dar uma olhada.
    Beijo! Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou assim! Ás vezes a tensão do livro me faz ficar com preguiça de continuar, mas esse livro não me fez ficar assim, a leitura é muito fluída. Eu amei!
      Beijo!

      Excluir
  6. Oi Babi!!! Que bom ver a resenha de um dos meus livros preferidos aqui no seu blog! Mentirosos me marcou de diferentes formas e foi um dos livros que mais me surpreendeu.. adorei a resenha, grande beijo

    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mentirosos também foi um dos livros que mais me surpreendeu, parece que temos opiniões parecidas <3
      Beijo!

      Excluir
  7. Quando eu vi o começo da resenha achei que era para um público mais adolescente, mas no desenrolar da história realmente dá para ver que não é. Que a história é bem tocante <3 deu mta vontade de ler!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Eu também quando vi a resenha pela primeira vez achei a mesma coisa, mas me surpreendi!
      Beijinhos

      Excluir
  8. Ainda não li, adorei a resenha e com certeza vai entrar pra minha lista de leitura! <3

    Sou novo aqui no blog, já estou seguindo e adorei <3
    Talvez no Amanhecer

    ResponderExcluir
  9. Oie
    Sou curiosa para ler este livro, mas sempre fico com um pé atrás. Mas parece ser bom, quem sabe agoraa eu leia.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Babi!
    Esse livro me intriga! Eu gosto de histórias que envolvem família e gosto de suspense, então ele está na minha lista de desejados há algum tempo. Bom quando o autor consegue manter o segredo até o fim, né?!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Carla! Eu particulamente não gosto quando acabo descobrindo o final antes de terminar o livro rsrs.
      Beijos!

      Excluir
  11. Oi Babi, tudo bem?

    Eu ainda não li o livro, mas sempre ouço falar desse final!! Fico curiosa pra saber o que aconteceu, confesso rsrsrsrss

    Adorei a resenha!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Ainda estou super adiando a leitura desse livro!
    Ele está na minha lista faz um tempo e a cada resenha me deixa curiosa.
    Gosto de livros com um mistériozinho haha

    tenha uma ótima quinta :D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  13. ooi já conhecia o livro, mas ainda não li, e espero ler em breve ^^
    beijos
    www.bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá Babi,

    confesso que não conhecia o livro mas, gostei muito da resenha.

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Babi!
    Li esse livro na época do lançamento e também gostei, principalmente da surpresa que nos aguarda nas últimas páginas. Mas sabe? Antes de "Mentirosos" a Seguinte lançou outro livro da autora que eu gosto ainda mais "Frankie Landau-Banks" ;)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Babi,

    No ano que eu li esse livro, ele foi uma das melhores leituras. Não peguei spoiler de nada e fiquei totalmente envolvida com livro, foi perfeito. O final eu chorei e fiquei remoendo por dias. Aproveitei cada palavra.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também chorei no final e fiquei pensando no livro a semana toda! Também não cheguei pegar spoiler de nada, não tinha lido nenhuma resenha, por isso fiquei tão surpresa!

      Excluir
  17. Esse livro é MARAVILHOSO! Aquele final foi simplesmente único, me envolvi completamente com a história e nem preciso dizer que amei e me surpreendi imensamente! Amei a resenha, fez jus ao livro ♥

    Beijos
    Dani Cruz
    www.blogemcomum.com.br

    ResponderExcluir