23 de dez. de 2017

Outros Jeitos de Usar a Boca [Resenha]



Livro: Outros Jeitos de Usar a Boca
Autor(a):Rupi Kaur
Páginas: 208
Editora: Planeta Brasil





'outros jeitos de usar a boca' é um livro de poemas sobre a sobrevivência. Sobre a experiência de violência, o abuso, o amor, a perda e a feminilidade. O volume é dividido em quatro partes, e cada uma delas serve a um propósito diferente. Lida com um tipo diferente de dor. Cura uma mágoa diferente. Outros jeitos de usar a boca transporta o leitor por uma jornada pelos momentos mais amargos da vida e encontra uma maneira de tirar delicadeza deles. Publicado inicialmente de forma independente por Rupi Kaur, poeta, artista plástica e performer canadense nascida na Índia – e que também assina as ilustrações presentes neste volume –, o livro se tornou o maior fenômeno do gênero nos últimos anos nos Estados Unidos, com mais de 1 milhão de exemplares vendidos.

a mulher que vem depois de mim vai ser uma versão pirata de quem eu sou.ela vai tentar escrever poemas pra te fazer apagar aqueles que deixei decorados nos seus lábiosmas os versos dela nunca serão um soco no estômago como os meus. então ela vai tentar fazer amor com o seu corpo. mas ela nunca vai lamber, tocar ou chupar como eu. ela vai ser uma reserva triste da mulher que você deixou escapar. nada que ela fizer vai te excitar e isso vai destruí-la.quando estiver cansada de se contorcer por um homem que não dá nada em troca ela vai me reconhecer nas suas pálpebras que a encaram com dó e tudo vai fazer sentido.como ela pode amar um homem que está ocupado amando alguém em quem ele nunca mais vai colocar as mãos.

- Outros jeitos de usar a boca

Se vocês acreditarem que eu li este livro sem a menor ideia do que se tratava, vocês acreditariam? Pois é, foi isso que aconteceu. Contudo, fico muito feliz que eu o tenha lido, pois há poemas lindos que valiam a pena que eu os admirasse. Assim como eu tenho certeza que irá valer a pena vocês admirarem esse livro tão intenso. "outro jeitos de usar a boca" é divido em quatro partes: A dor, o amor, a ruptura e a cura. 

Apesar de ter estranhado bastante os poemas de Rupi Kaur por serem, em sua maioria das vezes, muito pequenos para que eu pudesse chamá-los de poemas, gostei bastante de sua simplicidade na escrita. Porém, vale ressaltar que não são os tipos de poemas que estou acostumada a ler e apreciar e por isso, esperava outra maneira de escrita. Não posso dizer que me decepcionei, pois ao lê-lo, eu só sabia que era um livro de poemas e nada a mais, entretanto, eu esperava por outra coisa, algo que eu não conseguisse escrever por mim mesma entendem? Uma escrita mais complexa talvez, porém, que possuisse um significado impressionante. Isso justifica as minhas três estrelas.

Tentar falar sobre esse livro ainda não seria melhor do que mostrar uma parte dele a vocês, então separei uns poemas que gostei e tenho certeza que vocês iram gostar também!

você pode não ter sido meu primeiro amor
mas foi o amor que tornou
todos os outros amores
irrelevantes 
quando minha mãe diz que mereço coisa melhor
eu te defendo por força do hábito
ele ainda me ama eu grito
ela olha para mim com olhos derrotados
do jeito que os pais olham para os filhos
quando sabem que esse é o tipo de mágoa
que nem eles conseguem mudar
e diz
pra mim esse amor não significa nada
se ele não faz merda nenhuma com isso

ele só sussurra eu te amo
quando desliza a mão
para abrir o botão
da sua calça
é aí que você tem
que entender a diferença
entre querer e precisar
você pode querer esse menino
mas você com toda a certeza
não precisa dele

Espero que este livro tenha se tornado interessante para vocês e que tenham vontade de conhecê-lo! Ele pode ser lido em duas horinhas só, acredito que foi o tempo que demorei para lê-lo, e olha que eu enrolo muito em uma página antes de passar para a outra hahaha.
Um beijo gente! E não se esqueçam de comentar o que acharam hein!

Related Articles

4 comentários:

  1. Oiis,
    apesar de não fazer muito meu estilo, sou bem curiosa pra ler esse livro por causa da mensagem que ele passa!


    Att.,
    Eduarda Henker
    Queria Estar Lendo

    ResponderExcluir
  2. Já vi muitas pessoas falando bem desse livro, mas pelos trechos que li eu acho que não iria gostar muito, mesmo que eu adore poemas não tive aquele vontade de ler sabe? Estranho, mas sei lá hahaha.
    Enfim, obrigada pelo comentário lá no blog. Eu também adorei aqui ♥

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, td bem?
    Eu sempre achei o título bem curiosa mas nunca tinha parado pra ler sobre o que tratava. Talvez n seja meu tipo de leitura mas leria por curiosidade!


    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Sempre que eu ouço falar desse livro, são todos referentes a comentários positivos e sobre o quanto a escrita do autor é interessante.
    Eu ainda não realizei a leitura dele porque sempre que o encontro para comprar, acho ele por um preço bem salgadinho...
    Mas com certeza eu darei um jeitinho de realizar a leitura!

    Beijão,
    Vinicius
    refugiolitxrario.blogspot.com

    ResponderExcluir