24 de dez. de 2016

Temporada de Acidentes [Resenha]

Resultado de imagem para temporada de acidentes livros
             
Livro: Temporada de Acidentes
Autor(a): Moïra Fowley-Doyle
Páginas: 256
Editora: Intrínseca

Avaliação: ❤❤



Guardem as facas, protejam as quinas dos móveis, não mexam com fogo. A temporada de acidentes vai começar.Acontece todo ano, na mesma época. Todo mês de outubro, inexplicavelmente, Cara e sua família se tornam vulneráveis a acidentes. Algumas vezes, são apenas cortes e arranhões. Em outras, acontecem coisas horríveis, como quando o pai e o tio dela morreram. A temporada de acidentes é um medo e uma obsessão. Faz parte da vida de Cara desde que ela se entende por gente. E esta promete ser uma das piores. No meio de tudo, ainda há segredos de família e verdades dolorosas, que Cara está prestes a descobrir. Neste outubro, ela vai se apaixonar perdidamente e mergulhar fundo na origem sombria da temporada de acidentes. Por que, afinal, sua família foi amaldiçoada? E por que não conseguem se livrar desse mal? Uma narrativa sombria, melancólica e intensa sobre uma família que precisa lidar com seus segredos e medos antes que eles a destruam.

De todos os meses do ano, o mês de outubro é o mais temido pela família de Cara. Nessa época do ano, sua família fica mais propensa a sofrer acidentes, sejam eles de cortes a ossos quebrados ou até mesmo a morte. Durante esses trinta e um dias, Melanie e suas filhas Cara e Alice, e Sam o irmão postiço das meninas, devem evitar tudo o que for perigoso. O fogão se torna completamente desnecessário, as facas devem ser guardadas, e até mesmo as quinas pontiagudas dos móveis devem ser protegidas com espuma e gaze. 
"Resumindo: apertamos os cintos, pois sabemos que o pior está por vir. Nunca saímos de casa sem pelo menos três camadas de roupa. Temos medo da temporada de acidentes. Temos medo da facilidade com que os acidentes se transformam em tragédias. Já passamos por muitas."
O livro é narrado pelo ponto de vista de Cara, uma jovem que apesar de ter sofrido com perdas significativas de pessoas importantes na sua vida em outras temporadas de acidentes, não perde sua inocência e a capacidade de enxergar o mundo de uma maneira mágica. Tal maneira na qual, nós leitores, demoramos para diferenciar o que é real e o que não é. Cara fantasia um mundo onde seres mágicos enfrentam problemas parecido com os dela e seu grupo, nos levando além da simples leitura do mundo real, para também, o seu mundo imaginário.
O objetivo do livro não consiste em apenas nos contar como a família de Cara vive durante a temporada de acidentes. A história começa com um novo mistério, algo grandioso, tal que simplesmente não conseguimos parar de ler enquanto não encontrarmos as respostas para o que vem pertubando Cara. E o que seria isso?

Observando suas fotos, Cara percebe que Elsie, uma garota da escola na qual já foi amiga durante um tempo, aparece em todas as suas fotos tiradas com sua família nos últimos dezessete anos. Na verdade, Elsie está em todas as fotos do celular de Cara: No vestiário, durante o almoço, nas excursões de escola, nas festas de aniversário e até nas apresentações de teatro. Seja uma parte do seu cabelo marrom sem graça ou o suéter largo, mas é inconfundivelmente ela.

"Não tinha percebido que Elsie parece sempre preocupada. Em todas as fotos está com a testa franzida e fazendo bico. Até seu cabelo demonstra preocupação, quando ela está de costas [...]
Mostro as fotos para ela. Mostro o cabelo castanho-claro sem graça, os sapatos sóbrios e a testa franzida de Elsie. Bea passa um bom tempo analisando cada foto, até que, por fim, ergue a cabeça.

O livro também traz à tona vários tabus, nos levando a refletir não só o que isso traz de mudança para o desenvolvimento do personagem como pessoa, como também para o mundo real. Porém, há certos assuntos que não são totalmente explícitos. Podemos dizer que a autora criou a situação de um modo que conseguimos entender sem a necessidade de citar o problema de forma direta ou dá-lo nome.Confesso que nessas partes, a autora deixou a desejar por ela ter imposto o problema para o personagem e não tê-lo deixado solucioná-lo por completo. Justamente por isso, cheguei ao final do livro com a sensação de que ainda não tinha lido tudo. 

Obviamente, senti falta de várias páginas que poderiam ter sido escritas para nos esclarecer como ficou as coisas durante e depois da revelações. E também, se é que os personagens tiveram coragem para expor os seus segredos íntimos explicítamente na frente de outras pessoas com a qual consideram de maior importância para sí.

Penso que os delírios de Cara, na qual ela enxergava um mundo completamente fantasioso, pode ter atrapalhado alguns leitores a focarem na história, porém isso não me incomodou, muito pelo contrário: Eu amei e acredito que também tenha pessoas que tenham gostado.

A capa é simples, linda e um tanto misteriosa, trata-se de um livro bem fácil de ler, onde também se trata de dramas familiares e relacionamentos abusivos. Eu o recomendo para pessoas que gostam de livros reflexivos e para quem pretende arranjar uma leitura para passar o tempo. Vale a pena conferir!

Related Articles

35 comentários:

  1. Nossaaa, que irado e assustador, me interessei bastante em ler!
    beijos
    https://oneoffjulia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem bom que se interessou!!
      O seu blog é maravilhoso ♥
      Beijos. Feliz Natal!!

      Excluir
  2. que resenha incrível, adorei a forma que você escreve. não conhecia esse livro, e como adoro a editora, vou procurar pra comprar. já estou seguindo pra não perder as suas indicações beijos

    Taynara Mello
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!
      Compra mesmo! Não vai se arrepender!
      Beijos <3

      Excluir
  3. Eu não sou muito fã desse tipo de livro, mas parece ser bom, vou colocar na minha lista, talvez, quando eu ler eu goste dele.
    Muito boa a sua resenha.

    Feliz Natal!
    Blog Marcy Moraes

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha! Nunca tinha ouvido nem falar desse livro, mas a história parece mega diferente de tudo que já li, então vou adicionar esse livro na minha listinha com certeza!
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ❣

    ResponderExcluir
  5. Que livro envolvente!! Amei e já quero muito ler. Parece que vai prender a minha atenção.

    http://www.glamourosasderosa.com/

    ResponderExcluir
  6. Ainda acho que o cara ficou assim pela temporada de acidentes, sei lá , talvez foi uma defesa dele ter ficado meio.... louco rsssss

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Babi!
    Eu nunca entendi direito sobre esse livro, mas ainda assim quero ler, principalmente por conta desse mistério em volta da família de Cara.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Natal Literário
    Participe da promoção de três anos de Um Oceano de Histórias
    Participe do Sorteio de Final de Ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é meio complicadinho hahah mas você conseguirá entender!
      Beijos!! <3

      Excluir
  8. Que resenha tão completa! Fiquei com imensa vontade de ler o livro parece mesmo muito interessante. São vários certo? Pela maneira que descreveste fiquei com esta dúvida :D

    http://ayellowrain.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Gostei bastante da indicação desse livro, achei ele com um ccnteúdo bem interessante, desde já quero ler ele.
    beijos!
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    O livro tem uma premissa bem interessante. Não muito de ler livros no genero, mas acho que daria uma oportunidade para esse.
    Bjs
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  11. Ainda não conhecia mas parece ser um bom livro, fiquei curiosa.
    Gostei bastante do teu blog e já estou a seguiur.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  12. Olá!!! Primeira vez aqui no seu blog e adorei sua resenha!!! Já havia lido outras coisas sobre esse livro e estou querendo muito iniciar a leitura!

    Beijinho
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia esse livro, apesar de não ser muito meu estilo, ele é bem interessante! Beijos
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
  14. Que resenha é essaaaaa! Já quero ler, vou até escrever aqui para não escrever! ME deixou bem curiosa!

    Beijos e boas festas,
    www.coisasdepriscila.com l Fan Page l Instagram

    ResponderExcluir
  15. Oie
    Estou curiosa por este livro faz tempo, tem um enredo instigante. Adorei sua resenha.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, Babi!!
    Não conhecia o livro, mas por tudo que você disse, amei a indicação.
    Amo história reflexivas, que nos acrescentam algo.
    Adorei o post!

    Beijo grande :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, eu também adoro histórias reflexivas. Um beijo!

      Excluir