7 de fev. de 2018

Juntando os Pedaços - Jennifer Niven [Resenha]


Resultado de imagem para JUNTANDO os pedaçosLivro: Juntando os Pedaços
Autor(a): Jennifer Niven
Páginas: 392
Editora: Seguinte






Jack tem prosopagnosia, uma doença que o impede de reconhecer o rosto das pessoas. Quando ele olha para alguém, vê os olhos, o nariz, a boca… mas não consegue juntar todas as peças do quebra-cabeça para gravar na memória. Então ele usa marcas identificadoras, como o cabelo, a cor da pele, o jeito de andar e de se vestir, para tentar distinguir seus amigos e familiares. Mas ninguém sabe disso — até o dia em que ele encontra a Libby. Libby é nova na escola. Ela passou os últimos anos em casa, juntando os pedaços do seu coração depois da morte de sua mãe. A garota finalmente se sente pronta para voltar à vida normal, mas logo nos primeiros dias de aula é alvo de uma brincadeira cruel por causa de seu peso e vai parar na diretoria. Junto com Jack. Aos poucos essa dupla improvável se aproxima e, juntos, eles aprendem a enxergar um ao outro como ninguém antes tinha feito.

Juntando os Pedaços é um livro diferente de tudo o que já li! E confesso que quando comecei a lê-lo, não esperava muito do livro. Porém, sua leitura acabou por se tornar totalmente fluída e sem muitos rodeios, assim, me cativando facilmente, desde da primeira página até a última!
Quero gritar: Estamos te vendo, Kendra! Você não pode se esconder das suas colegas! Mas quem se importa? Você é linda! Todas nós somos! Nosso corpo é maravilhoso e não deveríamos ter vergonha!
No começo do livro, podemos acompanhar a ansiedade de Libby em voltar para o colégio depois de cinco anos afastada, por razões de... Bem... Tempos atrás, Libby foi considerada a garota mais gorda dos Estados Unidos, e teve que ser retirada da própria casa com a ajuda de um guindaste! 

Depois de um tratamento especial e perder mais de 140 quilos, ela se sente preparada para reencarar os desafios da vida, principalmente do ensino médio. Tudo o que ela mais ansiou!

Do outro lado da história, Jack sofre de uma doença neurológica rara, chamada prosopagnosia. E essa doença o impede de reconhecer o rosto das pessoas, até mesmo o dele! Então ele usa marcas identificadoras, como o cabelo, a cor da pele, o jeito de andar e de se vestir, para tentar distinguir seus amigos e familiares. E para sustentar a faixada de que é um cara normal, perante aos amigos, Jack age como um babaca na maior parte do tempo, mesmo não sendo um completo babaca de verdade.
A verdade é que não sei o que significa ver o mundo como as outras pessoas veem. Talvez eu não me reconheça num espelho, e talvez não saiba dizer exatamente como sou, mas não sei se me conheceria como me conheço se não tivesse prosopagnosia.
Eu confesso que não sabia e nem tinha a mínima noção de como Jack e Libby se aproximariam, pois tenho que confessar que no começo, pareceu uma dupla bem improvável. O livro é intercalado entre o ponto de vista dos dois, porém, eles não poderiam viver em mundo mais diferentes: Um adolescente popular e uma adolescente vítima de bullying constante pelo seu peso. Porém, a Jennifer Niven conseguiu escrever um enredo fantástico para tal aproximação. E esse mesmo enredo está repleto de emoções, tanto para Jack, quanto para Libby. E juntos, os dois procuram a melhor forma de solucionar seus problemas ao longo do livro, se tornando companheiros um do outro, se enxergando de uma forma que ninguém mais havia feito.
Sei que está pensando: Se você odeia tanto isso, se é um fardo tão grande, emagreça, e seu problema estará resolvido. Mas estou confortável assim. Talvez eu perca mais peso. Talvez não. Mas o que as pessoas tem a ver com isso?
É um livro fofo e apaixonante, sendo totalmente impossível não recomendá-lo para alguém. O propósito do livro é espetacular, que visa passar uma mensagem linda para nós leitores. Eu super o recomendo!
Lembrem-se: Alguém gosta de você. Grande, pequeno, alto, baixo, bonito, comum, simpático, tímido. Não deixe ninguém dizer o dizer o contrário, nem você mesmo. Principalmente você mesmo.


Related Articles

10 comentários:

  1. Oi Babi!
    Como amo a escrita da Jennifer.Ela é de uma sutileza e de uma escrita tão linda que é impossível não se apaixonar.Ela trata temas pesados com uma delicadeza impressionante.Ela joga verdades na cara do leitor sem precisar ser dura.E esse livro é a prova disso.
    Gostei mais de Por Lugares Incríveis,mas gostei muito de Juntando Os Pedaços também,embora tenha achado o começo dele um pouco difícil kkkkkkkkkkk
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Babi
    Que amorzinho de livro, me lembra bastante Extraordinário, que nos mostra uma lição de vida muito linda, adorei a resenha viu!
    beijinhos ;* || Segredos Sinceros

    ResponderExcluir
  3. Oie
    Já faz um tempinho que eu tenho curiosidade em ler este livro, tem um enredo forte e parece ser emocionante.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii! Já ouvi falar desse livro um tempinho atrás, e desde então estou doida pra ler!

    Beijo!
    www.controversos.com

    ResponderExcluir
  5. Olá babi tudo bem?
    Eu nunca li nada da Jennifer Niven, mas todos os livros dela que escuto comentários dizem que são incríveis, e esse parece realmente bom e lindo de ler!
    Amei conhecer seu blog, estou seguindo beijos <3

    estanteclassica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Confesso que não conhecia mas fiquei bastante curiosa.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  7. Bom dia! Tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas gostaria de ler algum dia.
    Te desejo um excelente carnaval.
    Volte sempre!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
  8. Oi Babi! Tudo bem? Eu gosto bastante desse livro e do outro da autora, ela conta histórias tristes e sensíveis, que sempre me deixam bem comovida. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Oi Babi, tudo bom ? Adorei sua resenha, o enredo me deixa bem curiosa e pretendo ler o livro esse ano.
    Beijos boa semana
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Quero tanto ler esse livro! Está na minha wishlist! =D

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir